Pular para o conteúdo
MENU

Menina das Estrelas

Além de ilustrador, cartunista, artista gráfico, escritor e mais uma porção de coisas, Ziraldo sempre foi, acima de tudo, um grande defensor do livro e do poder transformador da leitura. Assim, também fazia parte de seu ofício participar de eventos literários.

Como já faz parte da memória coletiva de todos aqueles que frequentaram as Bienais do Livro, se deparar com uma fila que parecia interminável, serpenteando as ruas entre os estandes. Eram crianças de todas as idades, esperando pacientemente, se revezando para não perder o lugar e a vez de ganhar um autógrafo de Ziraldo. Muitas vezes um re-autógrafo, lado a lado com o da Bienal passada. E cada criança era recebida e acolhida como se fosse única. As horas de fila eram sempre recompensadas com sorrisos e conversas que vinham junto com o esperado autógrafo.

Quando era escalado para fazer uma palestra em algum desses eventos, preferia fazer duas, uma para os adultos e outra só para as crianças. Gostava de ouvir as crianças e de aprender com elas.

Certo dia em uma escola, ao falar com as crianças que haviam feito um trabalho após a leitura de O Menino da Lua – que faz parte da coleção Os Meninos dos Planetas – uma menina perguntou a Ziraldo: “Por que é que você não pôs meninas nos seus planetas?”.

Ele tentou responder que em sua terra natal “menino” era sinônimo de “criança”, depois tentou se justificar com o seu “lugar de fala”, dizendo entender muito de meninos e que teria que pesquisar muito para descobrir os sentimentos de uma menina. Mas não precisou pesquisar tanto assim, as meninas da sala lhe deram a dica, “os meninos são dos planetas e as meninas são das estrelas!”. Na mesma hora ele pensou com os botões de seu colete:

– Opa! Isso dá livro!

A constatação e a urgência da resposta, levou Ziraldo a interromper o processo de produção de livros da coleção “OS MENINOS DOS PLANETAS” e mergulhar no universo das meninas. Desse mergulho veio à tona, em setembro de 2016, MENINA DAS ESTRELAS.

Por meio do texto e das ilustrações, Ziraldo resgata as meninas de várias épocas e de outros livros, como a Alice que vivia no País das Maravilhas e escritoras fundamentais, como Clarice Lispector.

O resultado é uma homenagem a todas as meninas, de todas as idades e, também, para as meninas de sua vida, suas filhas, nora e netas. Uma delas, por coincidência (ou não) tem o nome de Alice.

Em 2024, a menina Alice, das estrelas, se personifica, ao lado de outros personagens como O Bichinho da Maçã e Tininim, na produção audiovisual A Arca do Ziraldo.

Em Destaque

+ Acervo

Exposição

Ziraldo… de a a zi

Sesc Interlagos, São Paulo – Outubro de 2018 a Agosto de 2019

Os planetas do ziraldo

Casa Melhoramentos, São Paulo – Outubro de 2018 a Junho de 2019

Editorial

Menina das estrelas

Ed Melhoramentos, 2007