A maçã não é uma fruta qualquer, é um arquétipo. Foi ela que nos tirou do paraíso. Foi ela que botou a Branca de Neve para dormir. Mas também foi ela que despertou Isaac Newton para a gravidade que nos prende ao chão. Graças à maçã, portanto, sabemos porque não podemos voar.
Alguns de nós, entretanto, conseguem voar com os pés no chão. Dão asas à imaginação e descobrem que a maçã além de fruta, é um mundo à parte. Um mundo habitado pela alegria.
Só mesmo um cara como Ziraldo, pra enxergar a grandeza de um ser aparentemente insignificante, que, para um desavisado, seria somente uma lagarta manchando a longa biografia da maçã.
O Bichinho da Maçã não é só um livro. Ele é a maçã que caiu na cabeça de um gênio. É o EURECA! É a história de um fruto que não é proibido e que faz piada com a bruxa que envenenou a maçã. É uma homenagem à grandeza que existe nas pequenas coisas.
E não basta ter o olhar atento e o sorriso aberto, mas também ter a ideia (Eureca!) de traduzir e compartilhar aquilo que se vê. Ou seja, é preciso saber transmitir, se comunicar. E isso vale na hora de contar uma história ou uma piada.
No livro de estreia do personagem, Ziraldo, um grande contador de histórias, se encontra com um grande contador de piadas. Na verdade, um pequeno grande contador de piadas. Um bichinho que de dentro de sua maçã faz toda a bicharada cair na gargalhada.
E as ilustrações mostram um artista em seu esplendor, que se diverte utilizando o rigor técnico com competência de dar inveja a qualquer um que tenha um pincel em casa. A mistura da força criativa com a delicadeza das texturas e cores, elevaram o livro a outro patamar. Lançado em janeiro de 1982, foi premiado no mesmo ano com o Jabuti de Melhor Livro de Arte.
E esse bichinho piadista continua fazendo sucesso ao longo de 40 anos. Com mais de 250 mil exemplares vendidos, ele já foi publicado em vários países, contando piadas em diversos idiomas. Em suas viagens pelo mundo, se transformou em IL BACHINO DELLA MELA, na Itália e EL GUSANITO DE LA MANZANA, na Espanha. Nos países da América Latina é conhecido como JUANITO: EL GUSANITO DE LA MANZANA, na Catalunha é EL PETIT CUC DE LA POMA e onde se fala inglês, THE LITTLE APPLE BUG.
Mas não parou por aí. Esse personagem simpático e bem-humorado, que adorava fazer rir os animais da floresta, gerou uma coleção de 24 títulos, produzidos em papel-cartão grosso especialmente para crianças pequenas. E também capas de caderno, agendas e até série para a TV.

Em Destaque
Exposição
Ziraldo… de a a zi
Sesc Interlagos, São Paulo – Outubro de 2018 a Agosto de 2019
terra à vista e pé na lua
Museu Histórico Nacional, RJ – Novembro de 2021 a Abril de 2022
através do z
Centro Cultural Usiminas, Ipatinga – Maio a Julho de 2023
MUNDO ZIRA
CCBB, Brasília – Outubro a Dezembro de 2022
CCBB, Rio de Janeiro – Março a Maio de 2024
CCBB, Belo Horizonte – Junho a Setembro de 2024
Editorial
o bichinho da maça
Ed. Melhoramentos, 1982
coleção bichim
Ed. Melhoramentos, década de 1990
série o bichinho da maça
Ed. Melhoramentos, década de 1980
anedotinhas do bichinho da maça
Ed. Melhoramentos, década de 1980